Política

Vereadores de Salvador discutem retomada das atividades econômicas com Prefeitura

Como resultado do encontro, o executivo municipal irá analisar alternativas  |  Divulgação

Publicado em 15/03/2021, às 18h57   Divulgação   Redação BNews

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais da Câmara de Salvador discutiu, nesta segunda-feira (15), a retomada das atividades econômicas e ações de incentivo à economia da cidade. Participaram da reunião realizada na secretaria da Fazenda os vereadores Ricardo Almeida (PSC), Claudio Tinoco (DEM), Cris Correia (PSDB), Daniel Alves (PSDB) e Silvio Humberto (PSB).

Na reunião, as secretárias apresentaram que a arrecadação de ISS pela Prefeitura de Salvador no período de 1º de janeiro a 15 de março, em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior, sofreu queda de 12%. O maior impacto foi sentido no setor de Turismo, que teve 57% a menos de arrecadação no período. 

“Na oportunidade, discutimos sobre de que forma podemos colaborar para o retorno das atividades comerciais, reduzindo ônus dos setores produtivos, construindo uma alternativa que seja viável para o município e que, ao mesmo tempo, consiga garantir a sobrevivência desses setores que são tão importantes para a geração de emprego e renda”, afirmou Almeida, presidente da comissão.

Como resultado do encontro, o executivo municipal irá analisar alternativas, como prorrogação de prazos de dívidas e incentivos fiscais para estimular a retomada de setores da economia. As ações terão base em um novo plano de faseamento que está sendo elaborado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. 

“Dentre as demandas expostas na reunião, apresentei às secretárias solicitações do Conselho Baiano de Turismo e da Associação das Empresas Produtoras de Eventos para avaliação. As entidades solicitam medidas tributárias, como isenção, descontos ou diferimentos de impostos e taxas”, disse o vereador Claudio Tinoco.

"Tenho mantido contato constante com representantes de todos os segmentos econômicos, o sentimento é geral, só vamos conseguir dessa situação com a colaboração mútua do público e privado. Desde já estamos trabalhando juntos para criar o ambiente mais favorável possível para a economia nesse momento", explicou o vereador Daniel Alves.

A Prefeitura de Salvador apresentou, na última semana, um plano de retorno às atividades baseado em um escalonamento dos horários de funcionamento de cada setor, dentre eles comércio, serviços, turismo, alimentação, escritórios e construção civil. A ideia do executivo municipal é manter o máximo de atividades econômicas ativas, reduzindo o risco do contágio. O escalonamento auxiliaria, por exemplo, no controle do fluxo do transporte público.

Leia também:
Rui Costa celebra compra de vacina russa: "Foram seis meses de muito trabalho"
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política CMS psb dem PSDB PSC Daniel Alves câmara de Salvador claudio tinoco Sílvio Humberto bnews ricardo almeida cris correia