Política

“Que lindo!”, disse Yoani Sánchez sobre protesto em Recife

Blogueira cubana está em Feira de Santana, mas em Recife se admirou com possibilidade de haver manifestação  |  

Publicado em 18/02/2013, às 19h01      Lucas Esteves (Twitter: @lucasesteves)

A blogueira cubana Yoani Sanchéz está no Brasil desde a noite de domingo (17) e às 11h de segunda chegou à cidade baiana de Feira de Santana, onde começa sua visita ao Brasil para uma extensa agenda política. Ela foi hostilizada na chegada à capital pernambucana mas, segundo o jornalista Rafael Velame, que a recepciona na Bahia, a dissidente do regime castrista ficou admirada com as manifestações e nem um puxão de cabelo lhe tirou o bom humor.
 
“Que lindo! Eu queria que no meu país eu pudesse fazer isso”, disse Yoani ao ver as manifestações contrárias à sua visita ao país. Segundo Velame, o protesto excedeu os limites e, por isto, ao chegar em Salvador a comitiva que a acompanha decidiu tirá-la do terminal por uma saída lateral. Depois, Yoani seguiu em uma van para Feira de Santana e teve uma viagem tranquia, apesar de já esgotada pelo longo trajeto desde a Ilha.
 
“Sabíamos que tinha um protesto em Salvador, mas não vimos, porque levamos ela por uma saída lateral. EU acho que tem que haver protestos, mas tem que ser pacífico. Não é justo que ela passe por isso”, criticou o jornalista. Os protestos em Salvador foram feitos por integrantes da União da Juventude Socialista e reuniu cerca de 30 pessoas com cartazes.
 
Yoani Sánchez foi deixada em um hotel em Feira de Santana para descansar após 30 horas de viagem entre Cuba e a segunda maior cidade da Bahia. Às 19h, ela participará de uma exibição do documentário “Conexão Cuba-Honduras” no Museu Parque do Saber. Ela estará acompanhada do cineasta baiano Dado Galvão, que integra o grupo que recepciona a cubana. 

Matéria publicada dia 18 de fevereiro, às 12h27

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Salvador Feira de Santana cuba passaporte veja viagem embaixada dossiê blogueira yoani sanchéz dissidente