Política

TCM multa Cláudio Silva por auto-propaganda na Sucom

Ex-Sucom participou de propagandas de TV em que aparecia falando de serviços  |  

Publicado em 01/05/2013, às 08h34      Redação Bocão News (@bocaonews)

O ex-gestor da Sucom de Salvador, Cláudio Silva, foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por autopromoção publicitária nos anos de 2010 e 2011. O tribunal recebeu uma denuncia e a considerou parcialmente procedente, de acordo com comunicado oficial. A multa é de R$ 22 mil.
 
A explicação para a condenação, segundo o TCM, é que Cláudio Silva apareceu,  juntamente com o ex-prefeito João Henrique (PP), em peças publicitárias da Sucom para falar sobre programas institucionais em propagandas externas e internas. Os programas falavam das iniciativas “Sucom.com você”, campanhas de serviços em lan houses e no Carnaval de Salvador.
 
Apesar da intenção meramente publicitária, o TCM destacou que as aparições de Silva e de JH “não configuram (…) publicidade de caráter educativo, informativo ou de orientação social”. Isto contraria as normas constitucionais e disposições regulamentares que dispõem a respeito da publicidade oficial. Entretanto, o tribunal considerou a falha não tão grave e ressaltou que outros recursos poderiam ter sido usados para evitar a aparição dos gestores.
 
A multa listada pelo TCM é de 10% do dinheiro gasto para pagar as publicidades, feitas junto às agências Ideia 3 e Leiaute. Silva ainda pode recorrer da decisão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags multa Sucom tcm publicidade cláudio silva