Política

STF dá liminar que anula sessão que evitou cassação de Donadon

Decisão provisória não retira mandato de deputado federal de RO preso  |  

Publicado em 03/09/2013, às 06h07      Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Roberto Barroso concedeu liminar que anula a sessão da Câmara os Deputados que rejeitou a cassação do mandato do deputado federal Natan Donadon (RO). A decisão, como é provisória, não faz o parlamentar preso em Brasília perder seu mandato automaticamente.
De acordo com Barroso, as argumentações do deputado tucano Carlos Sampaio (SP) foram justas, entretanto a atribuição de cassar o mandato é apenas da Mesa Diretora da Câmara. A decisão vale até que o Supremo julgue definitivamente o caso e, paralelamente a isto, Câmara e Advocacia Geral da União terão 10 dias para definir o que farão sobre o caso.
Na sessão realizada na semana passada, 233 deputados votaram a favor da cassação do mandato e 131votaram pela manutenção de Donadon. Entretanto, como ao menos 257 votos eram necessários no mínimo, pesaram as 41 abstenções registradas.

Publicada no dia 02 de setembro de 2013, às  15h12

Classificação Indicativa: Livre


TagscassaçãoSupremo Tribunal FederalliminarsessãoNatan Donadonluis roberto barroso