O deputado federal José Carlos Araújo (PSD-BA) foi escolhido, na última quinta-feira (12), relator do processo instaurado no Conselho de Ética da Câmara pedindo a cassação do mandato de Natan Donadon (sem partido-RO) por quebra de decoro a partir de uma representação apresentada pelo PSB contra o parlamentar recentemente absolvido pelo plenário da Casa. O nome de José Carlos Araújo estava entre os três sorteados na quarta-feira (11) pelo presidente do Conselho, Ricardo Izar (PSD-SP).
Natan Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 13 anos de prisão pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia à época em que era diretor financeiro da Casa. O deputado está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde o dia 28 de junho.
Segundo a Agência Brasil, alguns deputados questionaram a validade da representação com o argumento de que o plenário da Câmara absolvera Donadon, Izar explicou que a absolvição ocorreu em função da decisão do Supremo que determinou a cassação do mandato e que a representação em análise no conselho, é por quebra do decoro parlamentar. Segundo Izar, são duas questões diferentes. Donadon agora tem dez dias úteis para apresentar sua defesa por escrito ao ConselhoAs informações são do Jornal da Chapada
Classificação Indicativa: Livre