☰
✕

Política

Abaixo-assinado por checagem ao vivo no debate da Globo ultrapassa 250 mil assinaturas

Iniciativa busca garantir que informações apresentadas por candidatos sejam verificadas durante o debate da TV Globo, na próxima sexta-feira (23)  |  Reprodução / Band

Publicado em 20/10/2026, às 17h51   Reprodução / Band   Cauan Borges

A cobrança por checagem de informações em tempo real no debate presidencial da TV Globo ganhou força nas redes sociais e já reúne mais de 250 mil assinaturas. Lançada na segunda-feira (19), a petição pede que a emissora verifique as declarações de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) durante o confronto marcado para sexta-feira (23), às 21h20.

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A iniciativa ganhou repercussão após o debate realizado pela Band no último domingo (18). Nas redes sociais, espectadores criticaram a ausência de mecanismos para verificar imediatamente as informações apresentadas pelos candidatos e cobraram mudanças no formato dos próximos encontros eleitorais.

O texto do abaixo-assinado defende que a checagem simultânea permitiria ao público identificar possíveis distorções e informações incorretas durante a transmissão.

Este procedimento garantiria que, ao assistir um debate, o público possa perceber imediatamente se um candidato está deturpando dados ou apresentando informações incorretas”, afirma a petição.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Foto: Jose Cruz / Agência Brasil

Os organizadores também apontam a ocorrência de “momentos de desinformação e propagação de fake news, mesmo na presença de jornalistas experientes” durante os confrontos políticos. A proposta é que os profissionais responsáveis pela verificação apresentem os resultados enquanto os candidatos ainda estiverem no ar.

Com o segundo turno das eleições presidenciais previsto para domingo (25), a discussão sobre o fact-checking, expressão em inglês que significa checagem de fatos, passou a ocupar espaço nas redes sociais. Uma publicação favorável à implementação do mecanismo ultrapassou 150 mil curtidas no X, antigo Twitter.

Já falei antes mas repito. Debate precisa ter fact checking em tempo real. Os jornalistas precisam ter o poder de desmentir ao vivo. Enquanto não tiver será essa loucura sem sentido”, escreveu um usuário da plataforma.

Entre as manifestações de apoio à medida, internautas defendem que jornalistas tenham autonomia para contestar declarações durante os debates, em vez de deixar a verificação das informações exclusivamente para depois da transmissão.

Estamos chegando em 260 mil assinaturas para que a Rede Globo implemente a checagem de fatos ao vivo no próximo debate presidencial. Em 2026, não fazer checagem de fatos em tempo real é amplificar a voz das fake news. ✍️ Assine você também: https://t.co/hb8uEDEw2Z https://t.co/0j2kkCg9lL

— BCharts (@bchartsnet) October 20, 2026

Classificação Indicativa: Livre


TagsFact-checkingfake newsflávio bolsonaroLuiz Inácio Lula da Silvatempo realTV GlobobnewsDebate da GloboLula

Leia também


Astro do rock internacional declara apoio a Lula e ofende Flávio Bolsonaro: “Filho de um c*zão”


Flávio Bolsonaro se complica e prepara mudança de estratégia para debate com Lula na Globo