Política

Caso Binho Galinha: Adolfo Menezes anuncia data para a instalação do Conselho de Ética

Anuncio foi feito pelo presidente da ALBA nesta terça-feira (9)  |  Sandra Travassos/ALBA

Publicado em 09/04/2024, às 18h26 - Atualizado às 19h18   Sandra Travassos/ALBA   Cadastrada por Luiz Guilherme

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menzes (PSD), anunciou na sessão ordinária desta terça-feira (9) que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa será instalado amanhã (10).

"Pela segunda vez tivemos uma situação envolvendo a Polícia Federal e um deputado integrante desta Casa. Precisamos fazer uma apreciação do ocorrido. Como a Oposição e a Situação indicaram seus parlamentares no Conselho, após a publicação desses nomes, amanhã já podemos fazer uma reunião", convocou o presidente da ALBA.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

No dia 27 de fevereiro deste ano, o chefe do Legislativo Estadual convocou os líderes do governo e da oposição, Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (UB), respectivamente, para que indicassem os nomes das suas bancadas. No dia 13 de março outros três nomes da oposição foram indicados: Sandro Régis (União), Samuel Jr. (Republicanos) e Tiago Correia (PSDB).

Já nesta terça-feira (9), os cinco governistas, Alex da Piatã (PSD), Antônio Henrique Jr. (PP), Euclides Fernandes (PT), Marcelino Galo (PT) e Vitor Bonfim (PV).

Segundo o regimento interno da ALBA, cabe à Comissão de Ética “examinar as condutas puníveis e propor as penalidades aplicáveis aos Deputados submetidos ao processo disciplinar previsto neste Código”. Ao grupom cabe dar às seguintes penalidades aplicáveis por conduta aleatória ou incompatível com o decoro parlamentar:

I – advertência; II – censura, verbal ou escrita; III – suspensão de prerrogativas regimentais; IV – suspensão temporária.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Conselho de Ética ALBA bnews política Adolfo Menzes

Leia também


EXCLUSIVO! Marcinho Oliveira se pronuncia após ser indicado pela base de Jerônimo para comissão na ALBA


Como assim? Rosemberg indica deputado da oposição para integrar Comissão de Ética na ALBA