Política

Ajuda da Argentina à Bahia não era necessária, diz Bolsonaro

Após rejeitar apoio da Argentina, presidente explicou porque ajuda não era necessária  |  Reprodução // Agência Brasil

Publicado em 30/12/2021, às 13h45   Reprodução // Agência Brasil   Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que a ajuda oferecida pela Argentina às vítimas das fortes chuvas que atingem a Bahia nos últimos dias não era necessária e que poderá aceitá-la "oportunamente, em caso de agravamento das condições."

Nas redes sociais, o presidente disse que o governo argentino ofereceu assistência de dez homens para trabalho de almoxarife e seleção de doações, montagem de barracas e assistência psicossocial à população afetada. O que, segundo ele, já está sendo feito pelas Forças Armadas. Por isso, o governo federal rejeitou a ajuda.

"O fraterno oferecimento argentino, porém muito caro para o Brasil, ocorre quando as Forças Armadas, em coordenação com a Defesa Civil, já estavam prestando aquele tipo de assistência à população afetada", disse o presidente na manhã desta quinta (30).

Bolsonaro afirmou que o governo está aberto a receber ajuda internacional.

"Ontem, o Itamaraty aceitou doações da Agência de Cooperação do Japão: são barracas de acampamento, colchonetes, cobertores, lonas plásticas, galões plásticos e purificadores de água, que chegarão à Bahia por via aérea e/ou serão adquiridos no mercado brasileiro, disse.

De férias em Santa Catarina, Bolsonaro não foi visitar os municípios afetados pelas tempestades.

As chuvas que atingiram a Bahia já deixaram 24 pessoas mortas e 434 feridas. Até o momento, as enchentes deixaram 37.324 pessoas desabrigadas e 53.934 desalojadas. Já são 141 municípios atingidos, e 132 seguem em situação de emergência. No total, 629.398 pessoas foram afetadas.

 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags bnews não era necessária

Leia também


João Roma explica por que Brasil não aceitou ajuda da Argentina para municípios baianos atingidos pelas chuvas


'Bolsonaro não demonstra nenhum sentimento em relação à dor do próximo', diz Rui Costa