Política

AL-BA aprova PEC que muda aposentadoria de policiais civis e penais; veja as mudanças

A nova PEC altera a Emenda Constitucional nº 26, impactando o cálculo da aposentadoria de policiais civis e penitenciários já em carreira  |  Mateus Pereira/GOVBA

Publicado em 10/12/2025, às 06h02   Mateus Pereira/GOVBA   Redação Bnews

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou nesta terça-feira (9) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 177/2025. O texto garante integralidade e paridade para investigadores, escrivães, delegados, peritos e policiais penais.

A proposta altera a Emenda Constitucional nº 26, de 2020. A mudança atinge o cálculo da aposentadoria dos policiais civis e agentes penitenciários que já estavam na carreira antes da regra entrar em vigor.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Diferença entre homens e mulheres

A PEC também define idades diferentes para aposentadoria. Mulheres terão redução na idade mínima, tanto na regra transitória quanto na permanente.

Além disso, o tempo de contribuição também muda:

Impacto

Com a aprovação, policiais civis e penais passam a ter garantias maiores na aposentadoria. O texto atende a uma demanda antiga das categorias, que pediam regras mais justas para quem atua em funções de risco e exposição constante.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsal-baAssembleia Legislativa da Bahiapecpoliciais civispoliciais penais