Política

Aliados de Lula articulam candidatura para derrotar Lira na disputa pela presidência da Câmara; veja nomes

Nomes ventilados por aliados de Lula são próximos ao presidente eleito  |  Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Publicado em 20/12/2022, às 08h29   Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil   Cadastrado por Vinícius Dias

 

Presidente da Câmara dos Deputados e principal nome para a próxima eleição para o posto na Casa, Arthur Lira (PP) sofreu uma dura derrota política após o STF (Supremo Tribunal Federal) declarar que as emendas de relator, o conhecido orçamento secreto, são inconstitucionais.

Aliados do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vão tentar impor uma derrota ainda mais dura ao parlamentar alagoano: tentar tirá-lo da cadeira de presidente da Câmara - Lira tem amplo favoritismo para a recondução, mas algumas costuras começaram a ser feitas, segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.

A eleição para a mesa diretora da Câmara dos Deputados está marcada para o próximo mês de fevereiro. A oposição a Lira foi esvaziada logo depois da eleição de Lula, já que o PT decidiu apoiar a reeleição dele para o comando da Câmara dos Deputados em troca da aprovação da PEC da Transição.

Ela liberará uma série de gastos acima do teto, permitindo que o presidente eleito cumpra parte de suas promessas eleitorais, como, por exemplo, o pagamento do Bolsa Família, atual Auxílio Brasil, no valor de R$600 reais e a instituição de programas como o Vale Gás.

Entre os nomes ventilados para concorrer contra Arthur Lira na eleição da Casa estão o de Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL) e Luciano Bivar (União Brasil).

Futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad se encontra com Arthur Lira em Brasília. É a primeira negociação política de Haddad, representando o governo eleito. Ele foi interlocutor de Lula para acertar detalhes da votação da PEC da Transição: https://t.co/u8sQyLMC6U #JG pic.twitter.com/1S4u0OEUAC

— Jornal da Globo (@JornalDaGlobo) December 20, 2022

Arthur Lira podia cancelar as sessões, já que o Gilmar Mendes com uma canetada vai legislando sobre a PEC da Gastança e nosso orçamento … O STF vem sistematicamente privando o governo federal de tomar decisões e usurpando competência do Congresso Nacional! pic.twitter.com/xJidTZKa9q

— Luiz Lima (@Oficialluizlima) December 19, 2022

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Lula Senado stf congresso nacional Câmara dos Deputados Arthur Lira política nacional orçamento secreto eleições câmara pec bolsa família