Política

Ameaça de tarifaço dos EUA coloca o governo Lula em alerta; entenda

Equipe do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se mostrado pessimista sobre o tema  |  Reprodução / Instagram - Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 09/07/2026, às 15h26   Reprodução / Instagram - Ricardo Stuckert / PR   Redação Bnews

A reversão da ameaça de um tarifaço dos Estados Unidos (EUA) sobre os produtos brasileiros é um ponto sensível para integrantes do Palácio do Planalto. 

A equipe do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se mostrado pessimista sobre o tema. De acordo com a coluna Milena Teixeira, a ideia é que a gestão petista esgote todas as frentes de negociação. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A avaliação é que a Casa Branca tem mantido uma postura pouco receptiva e que, neste momento, não há espaço para avanços significativos. A prioridade, no momento, é de ampliar o número de produtos que poderão ser incluídos na lista de exceções.

Nesta quinta-feira (9), o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, afirmou que está perto de concluir a investigação que pode resultar na aplicação de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. 

Em entrevista, Greer comentou ainda que, apesar do diálogo com representantes do governo brasileiro, existe ainda uma grande distância entre as posições dos dois países.

Classificação Indicativa: Livre


TagsEstados UnidosptinvestigaçãoLuiz Inácio Lula da SilvaentrevistaEUAtarifasPalácio do PlanaltoprodutosposturadiálogotarifaçoExceçõesJamieson greer

Leia também


Donald Trump é condenado a pagar indenização de US$ 5 milhões por abuso sexual contra escritora


Donald Trump chama Nicki Minaj de "muito gostosa" durante evento na Casa Branca, e cantora reage: "Meu presidente favorito"