Política

Ana Paula Matos detalha lançamento de projeto Saúde nos Bairros: "ideia é atender toda a população de Salvador"

Vice-prefeita afirmou que Saúde nos Bairros vai agilizar atendimentos médicos na cidade  |  Daniel Serrano/BNews

Publicado em 18/04/2023, às 10h23 - Atualizado às 10h31   Daniel Serrano/BNews   Marcelo Ramos e Daniel Serrano

A prefeitura de Salvador lançou o projeto Saúde nos Bairros na manhã desta terça-feira (18), no Jardim das Margaridas. A ação visa levar serviços assistenciais itinerantes a diversas localidades da capital baiana. Em entrevista concedida à imprensa, a vice-prefeita e secretária da Saúde Ana Paula Matos comemorou o lançamento e afirmou que o programa vai beneficiar a população soteropolitana, além de facilitar o trabalho dos profissionais da área.

“Percebemos que depois da pandemia existia um gargalo muito grande de pessoas que não conseguiam fazer a prevenção ou que estavam aguardando atendimentos especializados e exames. Começamos a identificar onde essas pessoas moravam e referenciar os bairros próximos. Inicialmente, chamamos as pessoas agendadas pelo Sistema Vida, mas deixamos alguma reserva técnica para o agendamento local e algumas demandas foram surgindo. Então começamos com mamografia, ultrassom, exames clínicos, cardiologista, pediatra, clínico geral, além do vacimóvel, pois a demanda de vacina foi grande. Além disso, estamos trazendo nossa própria rede de atenção primária fazendo preventivo. Estamos encaminhando já tomografia e raio x para o Hospital Municipal. Ao mesmo tempo que atendemos essa demanda reprimida, ouvimos os problemas das pessoas”, afirmou Ana Paula Matos.

Segundo a vice-prefeita, a ideia é identificar problemas gerais da população, mas também atender casos específicos.

“Estamos identificando também qual são as demandas gerais que podemos agregar a esse programa Saúde nos Bairros, além de pedidos individuais como mamoplastia e bariátrica. Observando caso a caso, vamos encaminhando para a rede de parceiros, como o Hospital Municipal”, disse.

Ainda de acordo com Ana Paula Matos, a ideia é que o serviço contemple toda a cidade de Salvador. Segundo ela, o foco é agilizar o atendimento às pessoas.

“O projeto está sendo lançado hoje e vamos passar 15 dias em cada bairro. Estamos hoje com dois serviços: um grande, que é uma carreta, que atende quatro a cinco bairros da região. E outro para espaços menores, com estrutura de ônibus. É um serviço que não vai ser temporário, ele vai participar da nossa estrutura da saúde e a ideia é atender toda Salvador. O mais importante é que não é um serviço comum de saúde itinerante, nossa ideia é aproveitar quem está na fila e fazer um agendamento para termos todos os dados das pessoas e facilitar o atendimento”, finalizou.

O evento também contou participação do prefeito Bruno Reis, além de outras autoridades municipais. A ação percorrerá os doze Distritos Sanitários de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador Prefeitura de Salvador Bruno Reis bnews ana paula matos bnews política saúde nos bairros

Leia também


Jerônimo Rodrigues desembarca em Brasília para debate importante


Guarda municipal, que pregava honestidade nas redes sociais, é preso por estupro


Detido nos Emirados Árabes, Thiago Brennand resistiu à prisão e afirmou ser inocente