Política

Antes de assumir vaga no STF, Dino quer "despedida da política"

Flávio Dino deve deixar o Ministério da Justiça em 31 de janeiro e reassumir mandato no Senado antes de tomar posse no STF  |  Pedro França | Agência Senado

Publicado em 24/01/2024, às 18h18   Pedro França | Agência Senado   Davi Lemos

O ministro da Justiça, Flávio Dino, que deixará o ministério no próximo dia 31 de janeiro, indicou que deseja assumir a vaga no Senado - ele foi eleito nas eleições de 2022 - por um prazo de 20 dias até ser empossado como ministro do Supremo Tribunal Federal. A ideia de Dino é ter uma "despedida da política" antes de retornar à magistratura.

Com posse marcada no STF para 22 de fevereiro, Dino, que representará por esse período de despedida do Maranhão no Senado Federal, quer deixar protocolados projetos de lei de autoria dele. Atualmente, quem exerce a função de senadora pelo Maranhão é Ana Paula Lobato (PSB).

Após o retorno ao Senado, Dino voltará a atuar como magistrado - ele, antes de ingressar na política, foi juiz federal com atuação no Maranhão. Quando tomar posse no STF, Dino terá que se desfiliar do PSB; Ana Paula Lobato seguirá então como senadora até 2030.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Senado Supremo Tribunal Federal Flávio Dino Ana Paula Lobato