Política

Antes de julgamento, Bolsonaro cita questionamento de ex-ministro de Lula ao sistema eleitoral

Caso seja condenado, o ex-presidente pode ficar impedido de disputar eleições pelos próximos oito anos  |  Divulgação/ Renato Pizzutto/Band

Publicado em 29/06/2023, às 10h45   Divulgação/ Renato Pizzutto/Band   Daniel Serrano

Minutos antes da retomada do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  que pode deixá-lo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conversou com a imprensa sobre o caso. Ao ser questionado sobre o caso, o ex-presidente disse que tinha “alguns fatos” para apresentar para a imprensa. “Não pode ser tabu no Brasil você discutir certos assuntos”, disse.

Na oportunidade, o ex-presidente voltou a dizer que aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também questionavam a segurança do sistema eleitoral brasileiro. Bolsonaro citou um projeto de lei apresentado por José Dirceu, apresentado em 1999 à Câmara dos Deputados, para que fosse criada uma comissão de acompanhamento para o voto eletrônico.

Em um trecho citado pelo ex-presidente, Dirceu afirma que, “como afirmou o próprio Tribunal Superior Eleitoral durante o último pleito de 98”, não existe sistema isento de falhas. “O próprio TSE reconhece, como está no projeto do José Dirceu”, argumentou Bolsonaro.

“Qual o problema você apresentar propostas para aperfeiçoar aquilo que é a alma da democracia. O que nós podemos dar para a população é a garantia de que as eleições foram transparente e segura”, declarou Bolsonaro.

O ex-presidente é alvo de uma ação movida pelo PDT, que aponta para um suposto abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação durante reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022.

- Coletiva (29/06/2023) pic.twitter.com/SCeK9djplj

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 29, 2023

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE Lula José Dirceu Câmara dos Deputados julgamento Jair Bolsonaro inelegibilidade sistema eleitoral

Leia também


Lula faz novas críticas ao Banco Central


Em dia de julgamento, Lula cutuca Bolsonaro: “sabidinho” que queria dar golpe


Em dia decisivo do julgamento no TSE, perfil da PRF de Sergipe pede doação para Bolsonaro