Política

Antes de Moraes expulsar bolsonaristas, protesto de deputado teve confusão; veja

Protesto ocorreu na Praça dos Três Poderes e foi encerrado após ordem do ministro Alexandre de Moraes  |  Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 26/07/2025, às 12h36   Reprodução/Redes Sociais   Maurício Viana

O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ), conhecido popularmente como "Hélio Negão", fez um ato individual nesta sexta-feira (25), em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, o parlamentar protestava em silêncio utilizando uma fita branca na boca quando foi abordado por um manifestante de oposição.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O deputado havia montado um pequeno acampamento na Praça dos Três Poderes para protestar contra as decisões do STF relacionadas a Bolsonaro, que atualmente é réu no inquérito do golpe e está sendo monitorado por meio de tornozeleira eletrônica.

O manifestante se dirigiu a Lopes afirmando que era um "parlamentar sem fala no Congresso", o que fez com que os apoiadores de Bolsonaro reagissem contra a atitude.

Entre eles estava Sebastião Coelho, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que interveio em favor de Lopes e expulsou o manifestante.

“Você não dá ordem aqui, não. Você fala o que quer e ouve o que não quer. Você é um ridículo, rapaz. Sai fora daqui. Você é um idiota. Tá pensando que eu tenho medo de vagabundo?”, afirmou o magistrado aposentado.

O manifestante deixou o local em seguida. O deputado Hélio Lopes também desfez seu acampamento após determinação do ministro Alexandre de Moraes, saindo da praça nesta sexta.

A decisão de Moraes atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) que autoriza a prisão de parlamentares que se recusem a deicar o local. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi intimado a cumprir a ordem. Além disso, foi proibida a instalação de acampamentos num raio de 1 km da Praça, da Esplanada dos Ministérios e de quartéis das Forças Amadas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre


TagspolíticastfSupremo Tribunal FederalbnewsAlexandre de MoraesIbaneis Rochahélio lopesHélio NegãoPraça dos Três Poderes

Leia também


Bolsonaro será preso? Pai de santo revela reviravoltas políticas para 2025


Flávio Bolsonaro pede que autoridades italianas apoiem Carla Zambelli