Política

Antigo aliado, Elmar Nascimento promete "vingança" contra Arthur Lira; entenda

A "vingança" viria em uma possível reviravolta na eleição da presidência da Câmara dos Deputados  |  Michel Jesus / Câmara dos Deputados

Publicado em 14/10/2024, às 15h32 - Atualizado às 15h38   Michel Jesus / Câmara dos Deputados   Cadastrado por Tácio Caldas

O caos parece estar instaurado na Câmara dos Deputados. Pelo menos no que tange as eleições presidenciais da "Casa Baixa". Isso porque Arhur Lira (PP) rompeu com o deputado baiano Elmar Nascimento (UB) para apoiar Hugo Motta (Republicanos). Essa iniciativa fez o baiano prometer uma "vingança" contra o atual gestor do parlamento devido à sua "traição" na disputa eleitoral da Casa. As informações são do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

De acordo com Elmar, essa "vingança" seria aplicada ao conseguir derrotar ou dificultar a eleição do parlamentar do "governo", Hugo Motta. A intenção de Elmar Nascimento é que Motta fique atrás de si e do outro baiano, Antonio Brito (PSD). Em caso de "empate" no número de votos, um segundo turno.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Caso o nome indicado por Lira perca, deixaria o atual líder da "Casa Baixa" em uma situação complicada. Isso porque a ideia do pepista é emplacar um aliado como sucessor e ficar em um espaço de conforto nos próximos dois anos. Vale lembrar que a intenção de Arthur Lira deseja se candidatar ao Senado Federal em 2026.

DETALHES

Mesmo sendo adversários no início do pleito eleitora, Brito e Elmar, aparentemente, se tornaram aliados. Ambos desejam manter suas candidaturas na tentativa de, ao menos, forçar um segundo turno na corrida eleitoral pelo comando da Câmara.

Vale lembrar que, para ser eleito um deputado precisa conquistar a maioria absoluta dos votos em primeira votação. Caso nenhum candidato obtenha essa maioria, acontece o segundo turno esperado por Elmar. Outro ponto que pode dificultar ainda mais a vida de Hugo Motta e Arthur Lira, será a indicação de um nome do Novo e do PSol que pretendem entrar na disputa pela presidência da "Casa Baixa".

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (11):

Classificação Indicativa: Livre


TagsppCâmaraSenadoCâmara dos DeputadosRepublicanosSenado FederalElmar Nascimentopsdantonio britoPartido Social Democráticoubcasa baixavigançaArthur Lirahugo mottaUnião BrasilPartido Progressistaspartido republicanosCasa Alta

Leia também


Cruzeiro x Bahia tem arbitragem revelada pela CBF; saiba mais


CBF divulga arbitragem para duelo de seis pontos do Vitória; saiba quem apita


Homem rouba carro, bate em muro e foge pelado pela rua; assista