Política

Após ataques de Milei contra Lula, governo convoca embaixador na Argentina

O governo brasileiro convoca Julio Bitelli após declarações polêmicas do presidente argentino Javier Milei contra Lula  |  Reprodução/youtube

Publicado em 26/07/2026, às 13h29   Reprodução/youtube   Redação Bnews

O Planalto convocou  o embaixador brasileiro em Buenos Aires, Julio Bitelli, para consultas após as declarações do presidente argentino, Javier Milei, contra o governo Lula, durante a convenção que oficializou a candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Bitelli deve chegar ao Brasil nesta segunda-feira (27). Chamar o embaixador para consulta é um gesto diplomático, sem precedentes em períodos democráticos e considerado grave em relações bilaterais. As informações são da colunista Janaína Figueiredo, do portal UOL. 

Trata-se de uma espécie de protesto diplomático grave chamar o  seu embaixador em outro país para consultas. Nesse caso, o embaixador pode ser  enviado novamente para seu posto após as consultas, mas pode também permanecer um longo período no Brasil.

Na convenção do PL, Milei se  referiu ao  presidente brasileiro  como  “ladrão” e “presidiário” e ainda acusou Lula de "espalhar o comunismo" por toda a América Latina com  Fidel Castro. O argentino também atacou o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, chamando-o de "lixo careca" ao  comentar que ele negou uma visita sua ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsembaixadorbnewsjavier milei

Leia também


CONVENÇÃO DO PSD: "Não temos compromisso nem com o bolsonarismo nem com o petismo", diz Kassab


CONVENÇÃO DO PSD: Caiado afirma que Nordeste foi "traído" pelo PT e prevê queda de Lula na região