Política

Após Caiado, Kassab tira mais um governador do União Brasil; saiba quem

As novas adesões de governadores ao PSD impactam a corrida presidencial e as estratégias de Flávio Bolsonaro e Lula.  |  Divulgação

Publicado em 01/02/2026, às 13h42 - Atualizado às 13h42   Divulgação   Daniel Serrano

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tirou mais um dos governadores do União Brasil. Na última sexta-feira (30), foi a vez do chefe do Executivo de Rondônia, Marcos Rocha.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Com isso, Kassab filiou ao PSD dois governadores do União Brasil que eram bem avaliados. Na última terça-feira (27), o chefe do Executivo de Goiás, Ronaldo Caiado, havia anunciado a sua filiação ao PSD.

As filiações de Marcos Rocha e de Caiado afetam tanto a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à presidência da República quanto o PT e a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação às escolhas para o Senado. Os dois são do campo da direita, foram aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas vão apoiar, ao menos no primeiro turno da corrida ao Planalto, o candidato do PSD.

Atualmente, o PSD tem três nomes que vêm sendo cotados para a eleição presidencial. Além de Caiado, o partido conta com os governadores Ratinho Jr. (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).

Já Marcos Rocha era do PSL quando foi eleito governador pela primeira vez em 2018. Ele foi reeleito em 2022 já no União Brasil e com o apoio de Bolsonaro. Na eleição deste ano, ele deverá disputar o Senado.

Em um vídeo postado nas redes sociais, Kassab disse que a chegada de Rocha ao PSD dá “dimensão ao partido em Rondônia e na região Norte”.

Já o governador afirmou que o PSD é “um partido sério, que vem contribuindo para o desenvolvimento do País. Com nomes importantes como Caiado, o governador Ratinho Júnior, Eduardo Leite e tantos outros que têm atuado para fortalecer o País”.

Classificação Indicativa: Livre


TagspolíticaeleiçãoptLulaSenadoLuiz Inácio Lula da SilvaGilberto Kassabpsddireitabolsonarorondôniaflávio bolsonaroEduardo LeiteRonaldo CaiadoUnião Brasileleições 2026marcos rochaRatinho Jr.eleição 2026

Leia também


Ivete Sangalo arrasta multidão em estreia no carnaval do Rio e se emociona ao prestar homenagem a Preta Gil; veja


'Tá com nada' vem aí? Juliano Floss recebe punição gravíssima no BBB 26; saiba qual