☰
✕

Política

Após polêmica, Planalto toma medida sobre participação de ministros em homenagem a Lula no Carnaval do Rio

Decisão do Palácio do Planalto impede participação de ministros no desfile das Acadêmicos de Niterói, programado para este domingo  |  Foto: Divulgação

Publicado em 13/02/2026, às 12h07 - Atualizado às 13h52   Foto: Divulgação   Bruna Rocha

O Palácio do Planalto decidiu nesta sexta-feira (13) vetar a participação de ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no desfile da Acadêmicos de Niterói, marcado para este domingo (15), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

A escola de samba prepara uma homenagem à trajetória do presidente e havia convidado integrantes do governo para integrar a apresentação. A primeira-dama, Janja da Silva, confirmou que irá desfilar e estará no último carro alegórico.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O caso já havia sido analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que rejeitou ações que pediam a suspensão do desfile. A nova deliberação, no entanto, estabeleceu medidas cautelares relacionadas à participação de membros do governo.

A Advocacia-Geral da União (AGU) também elaborou orientações aos integrantes do Executivo, entre elas a recomendação de custear com recursos próprios eventual viagem ao Rio de Janeiro, não solicitar aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e evitar a transmissão da apresentação em canais institucionais do governo.

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre


TagsJanja da SilvaAdvocacia-Geral da UniãoLuiz Inácio Lula da SilvafabRio de Janeiromedidas cautelaresTribunal Superior EleitoralAcadêmicos de NiteróiAGUpresidenteMarquês de SapucaíPalácio do PlanaltoTSEbnews

Leia também


TSE bate martelo sobre desfile que vai homenagear Lula no Carnaval


A verdade por trás da saída de Toffoli do caso Master