Política
Publicado em 08/07/2024, às 12h46 Agência Brasil Redação
Depois de ser indiciado pela Polícia Federal no caso da suposta venda das joias que pertencem ao acervo presidencial, Jair Bolsonaro (PL) entra na mira da Justiça em outro caso. A informação é da coluna de Lauro Jardim, no Globo.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp
De acordo com a publicação, na próxima quinta-feira (11), Bolsonaro terá que prestar esclarecimentos ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) por tentar descredibilizar o sistema eleitoral brasileiro ao dizer que houve fraude nas eleições de 2018, quando ele foi eleito presidente.
A investigação é fruto de uma ação movida pelo movimento Livres em 2021, que pede a Bolsonaro que apresente provas de houve alguma irregularidade no pleito. Ao longo do período em que esteve na presidência da República, Bolsonaro atacou o sistema eleitoral brasileiro 183 vezes, o que dá um ataque a cada oito dias, segundo levantamento do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP.
À época, a Advocacia-geral da União (AGU) pediu a extinção do processo alegando que a "a manifestação pessoal do presidente expressada de maneira completamente informal não pode ser tomada como um ato formal".
O juízo em primeiro grau chegou a determinar o encerramento da ação, mas o Livres recorreu e o Ministério Público Federal (MPF) deu parecer favorável para que o caso fosse levado adiante.
Bolsonaro já foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é que, caso seja condenado pelo TRF-3, o ex-presidente seja obrigado a apresentar provas das alegações.
Feira de Empreendedorismo movimenta Largo do Campo Grande, em Salvador; saiba detalhes
Financiar ou não a casa dos sonhos? O que você precisa saber sobre financiamento imobiliário para não cair em uma cilada