Política

Mensagens revelam mais detalhes de plano de bolsonaristas para “começar uma guerra”; entenda

Pelo menos dois bolsonaristas encomendaram armas  |  Jefferson Rudy / Agência Senado

Publicado em 24/07/2023, às 06h52 - Atualizado às 07h03   Jefferson Rudy / Agência Senado   Cadastrado por Edvaldo Sales

A Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu mensagens de bolsonaristas que comprovam uma encomenda de armas feita a George Washington de Oliveira Sousa, que foi condenado e preso por uma tentativa de atentado a bomba no aeroporto de Brasília, em 24 de dezembro de 2022. As informações são do UOL.

De acordo com o site, pelo menos dois manifestantes – o fazendeiro Álvaro Canevari e Ermeto Silva dos Santos – que estavam em Brasília no fim do ano passado e questionavam o resultado das eleições, que elegeu o presidente Lula (PT) contra Jair Bolsonaro (PL), pediram armas a Washington.

Um deles disse estar "interessado" em uma carabina e o outro cobrou a entrega de uma pistola glock para um colega de acampamento golpista. Em uma das mensagens, Washington escreveu, segundo o UOL, que o arsenal dava "para começar uma guerra" e mostrou fotos de várias armas para um dos envolvidos. Além disso, ele descreveu alguns itens.

As mensagens que a polícia teve acesso mostram ainda que Álvaro Canevari respondeu que eles iriam precisar do material, já que o Brasil entraria "em uma guerra civil" se Bolsonaro não fosse declarado eleito. Já Ermeto Santos, que é investigado por ajudar Washington no plano da bomba, mandou áudio ao colega para cobrar a entrega de uma pistola.

Ainda segundo o UOL, Washington chegou a enviar mais de 20 fotos de armas a Álvaro Canevari. Após mandar as fotos, ele afirmou que o armamento logo estaria disponível. As mensagens mostram também que Ermeto Silva cobrou uma pistola glock a Washington. Ermeto ainda chamou Washington para eles irem comprar pólvora, toucas e uma mochila.

A advogada de Washington, Rannie Karla, nega que ele pretendia distribuir armas a outros militantes e afirmou que seu cliente não queria usar o armamento para afrontar o governo eleito.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula eleições atentado apreensão armas bolsonaro mensagens bolsonaristas Polícia Civil do Distrito Federal George Washington de Oliveira Sousa

Leia também


Daniel Silveira dispara contra Marcos do Val em carta escrita na cadeia; veja


Deputado ironiza sugestão de João Leão sobre prefeitura de Camaçari: “Querem enterrar ACM Neto de vez”


Após críticas, Temer apaga postagem em referência a filme da moda: “Barbie golpista”