Política

Arthur Lira pede demissão de ministro em troca de aprovação de MP dos Ministérios

A chantagem de Lira teria origem na histórica rivalidade entre ele e o senador Renan Calheiros em Alagoas  |  Arthur Lira estaria chantageando Lula para demitir um rival histórico - José Cruz / Agência Brasil

Publicado em 30/05/2023, às 21h07   Arthur Lira estaria chantageando Lula para demitir um rival histórico - José Cruz / Agência Brasil   Cadastrado por Lula Bonfim

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), teria pedido a demissão do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), em troca da aprovação da Medida Provisória nº 1154, também conhecida como MP dos Ministérios. A intenção de Lira seria enfraquecer politicamente o seu histórico rival político em Alagoas, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), pai do ministro.

De acordo com informações do colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, o presidente da Câmara estaria exigindo a queda do rival alagoano para garantir a aprovação da regra que mantém a estrutura do governo do jeito que foi definida pelo presidente Lula (PT) desde janeiro de 2023.

O governo Lula tem até a próxima quinta-feira, 1º de junho, como prazo para conseguir a aprovação da MP dos Ministérios tanto na Câmara quanto no Senado. Caso contrário, a gestão federal perderia 17 ministérios, voltando à estrutura que foi deixada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Classificação Indicativa: Livre


Tags Luiz Inácio Lula da Silva Renan Calheiros renan filho Arthur Lira MP dos Ministérios

Leia também


Câmara aprova texto-base do Marco Temporal em nova derrota do governo


Lula rebate críticas à Venezuela e diz que "ninguém é obrigado a concordar com ninguém"


Direto de Brasília: Cláudio Cajado abre o jogo sobre votação da MP dos Ministérios; veja o que ele disse