Política

Aumento no salário mínimo: Lula define data para assinar MP

Ministro do Trabalho informou que vai enviar proposta de valorização do salário mínimo ao Congresso  |  Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 28/04/2023, às 07h17   Ricardo Stuckert/PR   Cadastrado por Vinícius Dias

Ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT) revelou a data em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai assinar a medida provisória que define o aumento do salário mínimo para R$1.320.

Lula já havia dito que gostaria de assinar a medida perto do feriado do Dia do Trabalho, em 1º de maio. Foi ele, também, quem anunciou o valor do novo salário. Com a medida provisória, o novo mínimo já valerá a partir de maio.

"Vamos mandar em dois formatos. [aumento do salário mínimo para] R$ 1.320 vai por medida provisória [para o Congresso Nacional], e a política de recuperação permanente, de valorização permanente do salário mínimo irá por projeto de lei", afirmou o ministro após reunião com Lula.

Na campanha eleitoral, Lula se comprometeu a estabelecer aumento real, ou seja, acima da inflação, para o salário mínimo todos os anos.

Luiz Marinho também afirmou que a proposta do governo para a valorização do salário mínimo vai usar a mesma fórmula adotada nas gestões passadas de Lula e de Dilma Rousseff. A fórmula leva em conta a inflação do ano anterior e também a variação do PIB de dois anos antes.

O ministro informou que o projeto foi fechado em conversa com as centrais sindicais. O governo pretende aprovar o projeto até o final deste ano para que o mínimo seja corrigido pela nova política já a partir de janeiro de 2024.

📽️ Lula critica plano de Guedes para desvincular salário mínimo da inflação pic.twitter.com/k3nnL8y4R4

— UOL Notícias (@UOLNoticias) October 21, 2022

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política trabalho Dilma Rousseff Lula Salário mínimo dia do trabalhador Luiz Marinho

Leia também


Daniela Mercury e Olodum fazem show gratuito em Salvador no feriado; saiba onde


Haddad e Marinho trocam farpas em reunião com centrais sindicais