Política

Bolsonaristas acreditam que Lady Gaga vai fazer 'intervenção federal'; entenda

Notícia falsa sobre Lady Gaga está circulando em grupos bolsonaristas  |  Reprodução

Publicado em 05/11/2022, às 09h35   Reprodução   Cadastrado por VD

 

Lady Gaga é o mais novo nome das notícias falsas e mirabolantes que circulam em grupos bolsonaristas por todo o país. Eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acreditam que a cantora é funcionária do Tribunal Penal Internacional, mais conhecido como Tribunal de Haia.

Em montagens falsas, Lady Gaga aparece em videoconferência com Jair Bolsonaro e as capturas de tela que dizem que Stefani Germanotta, supostamente "primeira-ministra do Tribunal de Haia", estaria analisando uma fraude eleitoral no Brasil.

uma fake news bolsonarista afirma que Bolsonaro estaria reunido por vídeo com uma magistrada do tribunal de Haia para reverter o resultado da eleição. a suposta magistrada é Stefani Germanotta, a cantora Lady Gaga, que não se reuniu por vídeo com Bolsonaro. pic.twitter.com/8n0V8cUWH6

— Pedro Prola 1️⃣3️⃣ (@pedroprola) November 2, 2022

 

A imagem viralizou no Twitter. Stefani Germanotta é o nome verdadeiro de Lady Gaga. Nas mensagens falsas, ainda afirma-se que "ocorrerá uma intervenção federal para reapurar os votos das urnas".

As imagens ainda ignoram a inexistência do cargo de "primeiro-ministro" no Tribunal Penal Internacional e erra ao dizer que o artigo 142 da Constituição permite que haja uma "intervenção federal" no país. A lei, na verdade, apenas estabelece normas para o funcionamento das Forças Armadas.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Lady Gaga Jair Bolsonaro bolsonaro fake news bolsonarismo notícia falsa haia tribunal de haia

Leia também


Nikolas Ferreira tem redes sociais suspensas e critica TSE


Governo publica decreto que estabelece grupo de transição na Bahia; veja nomes