Política

Bolsonaristas baianos cobram instalação de CPI do MST

Pedido de CPI foi assinado por 29 parlamentares da Alba  |  Divulgação

Publicado em 24/04/2023, às 14h37 - Atualizado às 14h38   Divulgação   Cadastrado por Eduardo Dias

Após notícias de novas ocupações de terra por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o deputado estadual Leandro de Jesus (PL), autor do requerimento que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), cobrou celeridade da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para montar o colegiado que vai investigar os atos.

Propriedades localizadas Baixo Sul, Extremo Sul e Norte baianos foram alvos do MST. O pedido de CPI foi assinado por 29 parlamentares da Alba. 

"A CPI tem a função de investigar fato de relevante interesse público que afete a ordem constitucional, econômica ou social. É evidente que as invasões promovidas pelo MST têm prejudicado centenas de produtores rurais e suas famílias. Além do mais, todos os fatos que ensejaram o requerimento para a instalação da CPI foram devidamente descritos. É também uma questão de segurança pública, interesse social e econômico, competência do Estado. Tudo o que queremos é transparência sobre o que está acontecendo", disse o deputado.

João Roma, presidente do PL na Bahia, também comentou o assunto e saiu em defesa dos produtores, defendendo que eles "reajam". 

"O que se entende é que a violência no campo, a insegurança jurídica afastam investimentos. Há ainda a dificuldade para a pessoa que, muitas vezes, vê o trabalho de uma vida inteira sendo destruído com estas invasões", disse Roma, em entrevista à Rádio Brado.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags MST produtores rurais invasões João Roma Lenadro de Jesus

Leia também


MST e grupo de advogados inauguram cozinha solidária em São Paulo


Integrantes do MST invadem três fazendas na Bahia após desocupação da Embrapa