Política

Bolsonaro pode ficar inelegível após início de julgamento do TSE

A análise envolverá o abuso de poder político e o uso indevido dos meios de comunicação por Bolsonaro  |  Wilson Dias/ Agência Brasil

Publicado em 22/06/2023, às 06h23 - Atualizado às 06h24   Wilson Dias/ Agência Brasil   Cadastrado por Pedro Moraes

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia, a partir desta quinta-feira (22), o julgamento da ação que pode lançar a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro em virtude do abuso de poder político e do uso indevido dos meios de comunicação. De forma geral, os ministros vão avaliar uma reunião realizada pelo então presidente em julho do ano passado.

Durante o período que ocupou a Presidência da República, Bolsonaro esteve em um encontro, na residência oficial do Palácio da Alvorada, com embaixadores de países estrangeiros. Na ocasião, ele formalizou ataques infundados sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral. As informações são do portal g1.

O ex-candidato a vice-presidente, Walter Braga Netto, também é réu no processo, além de Bolsonaro. Dessa forma, a Corte Eleitoral avalia uma ação de investigação judicial eleitoral, protocolada pelo PDT. O sistema notou irregularidades na reunião de Bolsonaro com embaixadores.

Ainda conforme a publicação, essas irregularidades podem refletir no desequilíbrio da disputa eleitoral, ou seja, na execução da democracia. Toda a ação terá como relator o corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. 

Resultados

Caso os dois sejam declarados inelegíveis, eles não vão poder disputar as eleições nos próximos oito anos. Por outro lado, se não houver constatações de irregularidades, os ministros arquivam a ação. Em resumo, cabe recurso nos dois casos.

Além desta quinta, o TSE reservou outras duas sessões para analisar o caso, nas próximas terça (27) e quinta-feira (29).

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Justiça TSE julgamento ex-presidente Jair Bolsonaro meios de comunicação poder político

Leia também


Bolsonaro define estratégia caso TSE o torne inelegível


Lula nomeou 5 dos 7 ministros do TSE que vão julgar inelegibilidade de Bolsonaro


TSE marca julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível; entenda