Política

Bolsonaro tenta, sem sucesso, reverter bloqueio de suas contas bancárias; entenda

As contas foram bloqueadas pela justiça paulista por Bolsonaro não ter usado máscara contra a Covid em SP quando era presidente  |  Alan Santos / PR

Publicado em 21/06/2023, às 08h59   Alan Santos / PR   Daniel Serrano

Jair Bolsonaro tentou reverter uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que havia determinado o bloqueio de R$ 87 mil de contas bancárias por não usar máscara contra a Covid em território paulista no período em que era presidente.

De acordo com a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, Bolsonaro ofereceu à justiça paulista a penhora de penhorar um apartamento em Brasília em troca do bloqueio de suas contas. O imóvel está localizado no Setor Sudoeste da capital federal e, segundo a defesa do ex-presidente, supera a quantia que ele deve aos cofres de São Paulo.

No entanto, a juíza Ana Maria Brugin, da Vara das Execuções Fiscais Estaduais, descartou o pedido. Para a magistrada, não há motivos para a substituição da pena.

Ainda segundo a juíza, a legislação prevê a substituição de um bem penhorado (como um imóvel) por dinheiro, mas não o contrário, como pediu Bolsonaro. Além disso, o fato de o apartamento estar em Brasília, e não de São Paulo, poderia interferir negativamente no andamento do caso.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Justiça São Paulo Jair Bolsonaro bloqueio de contas

Leia também


Quaest: aprovação de Lula cresce 5% em dois meses; desempenho entre bolsonaristas surpreende


Bolsonaro tem reação surpreendente sobre indicação de advogado de Lula ao STF


TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news