Política

Bruno Reis autoriza reforma milionária no Elevador Lacerda; saiba o que muda

Prefeitura de Salvador vai modernizar o espaço para trazer mais comodidade aos usuários; Cubana mudará de lugar  |  Joilson César / BNews

Publicado em 17/10/2023, às 09h26   Joilson César / BNews   Tácio Caldas

No próximo dia 8 de dezembro, o Elevador Lacerda completará 150 anos de existência e, como presente de aniversário, ganhará uma requalificação. O processo já foi iniciado pela prefeitura de Salvador, com o edital publicado na semana passada. No pacote, essa requalificação contará com uma nova iluminação da torre, mudanças no espaço físico e a instalação de um sistema de climatização nas cabines dos elevadores.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Ao obter acesso ao edital n° 24/2023, o BNews descobriu que esse equipamento, que já esteve no topo e foi considerado o mais alto elevador urbano do mundo, receberá um aporte milionário para que as obras saiam do papel. Ao todo, Bruno Reis (UB) destinou R$ 7.795.555,90 para que esse projeto seja executado. Atualmente, o Elevador Lacerda, que é um dos grandes cartões postais de Salvador, transporta por ano cerca de 5,4 milhões de pessoas, entre baianos e turistas.

Foto: Bruno Rocha / Secom

Esse projeto, aponta para a retomada do visual mais 'leve' no espaço, tal qual existia nos primordios do Elevador Lacerda, quando as laterais do espaço era abertas. Essa mudanças afetará a sorveteria Cubana que está instalada no espaço desde a década de 30. Isso por que a empresa precisará 'se mudar' para um outro local. A ideia é que a Cubana passe a ser encontrada em um espaço não muito utilizado, no hall de acesso ao Centro de Informações ao Turista.

O que mais mudará

As mudanças não afetarão apenas a Cubana. Na parte baixa do elevador os espaços de comércio também serão afetados. De acordo com o projeto, as entradas feitas pela Cidade Baixa voltarão a ser pela porta da esquerda, enquanto a saída será pela porta da direita. Já na parte alta tudo se mantém como é atualmente.

Outro detalhe que sofrerá mudanças com essa nova intervenção será o sistema de pagamento. Isso por que, no sistema atual, com a cobrança feita nas próprias catracas, está havendo uma ocorrência muito grande de filas. Por isso, buscando uma melhor a eficiência, o projeto prevê a criação de bilheterias mais próximas aos acessos do elevador. Devem ser construídas duas bilheterias, uma na Cidade Baixa e outra, evidentemente, na Cidade Alta.

Já na parte mais elevada do Elevador Lacerda, nos dois pavimentos superiores, o projeto indica que o espaço irá abrigar um novo memorial. Trata-se do Memorial dos Ascensores Urbanos de Salvador, que passará a contar a história desses equipamentos.

Qual o prazo?

De acordo com o edital e o projeto, a previsão inicial para a obra é de 360 dias. Ou seja, a obra deve durar 12 meses e 26 dias. Esse prazo e a validade do contrato passarão a valer a partir da assinatura da Ordem de Serviço (OS) por parte de Bruno Reis, algo que ainda não foi definido. Essa obra de requalificação teve o projeto elaborado pela AP Arquitetos Associados e conta com a supervisão da Sedur e da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (16):

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador Cidade Baixa Elevador Lacerda pagamento turista sedur Bruno Reis requalificação sorveteria cubana fundação mário leal ferreira memorial cubana ordem de serviço bilheterias cidade alta ub os fmlf sistema de pagamento Centro de Informações ao Turista AP Arquitetos Associados Memorial dos Ascensores Urbanos de Salvador

Leia também


Luiz Caetano revela quando deverá ser anunciado candidato de Jerônimo para prefeitura de Salvador


Oferta Relâmpago: 46% de desconto no Samsung Galaxy Watch5 Pro!


Bruna Surfistinha relembra pagamento inusitado que recebeu após programa com taxista; assista