Política

BYD cede carro elétrico de meio milhão à Presidência da República; saiba detalhes

Fábrica da BYD em Camaçari também foi pauta na reunião com o presidente Lula  |  Divulgação/BYD

Publicado em 25/01/2024, às 06h55   Divulgação/BYD   Marcelo Ramos

Executivos da montadora BYD se encontraram, na quarta-feira (24), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada, em Brasília. A reunião marcou a entrega de um SUV elétrico Tan, de sete lugares, para uso da Presidência da República em regime de comodato por um ano.

Segundo o portal Uol, o encontro contou com a presença do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, e de Alexandre Baldy, ex-ministro das Cidades do governo de Michel Temer e atual conselheiro especial da marca chinesa. Também estiveram presentes a primeira-dama Janja da Silva e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

De acordo com a reportagem, Janja chegou a dirigir o SUV cedido à Presidência em passeio pelo Palácio do Alvorada.

"Dirigindo um carro BYD elétrico, com energia limpa e sem poluição, é um exemplo para que o Brasil possa chegar a frota de carros que não polua", disse a primeira-dama, em comunicado enviado pela marca chinesa.

Segundo o site da montadora, o BYD Tan é vendido atualmente por R$ 529.890. Tem como destaque o motor de 517 cv que faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,5s, além da central multimídia giratória de 15.6 polegadas e diversos sistemas de assistência ao motorista.

FÁBRICA EM CAMAÇARI

Executivos da BYD apresentaram a Lula o relatório detalhado sobre a produção na fábrica em Camaçari, na Bahia, recém-comprada pela empresa chinesa junto à Ford.

A BYD vai investir R$ 3 bilhões no complexo de Camaçari, que terá capacidade inicial de produzir 150 mil carros por ano e será a primeira fábrica de automóveis da empresa fora da Ásia. O novo polo industrial deve gerar 10 mil postos de trabalho (empregos diretos e indiretos) e os processos de seleção já foram iniciados. A ideia é priorizar a mão de obra local, por intermédio da capacitação e total integração entre os colaboradores brasileiros e chineses Tyler Li, presidente da BYD Brasil

Classificação Indicativa: Livre


Tags Camaçari Lula Luiz Inácio Lula da Silva bnews política BYD fábrica em camaçari

Leia também


Filha de Ronnie Lessa diz que rompe com pai se for confirmada participação na morte de Marielle