Política

Câmara de Vereadores torna 8 de janeiro como o "Dia do Patriota"

A data ficou marcada pelos atos golpistas ocorridos em Brasília, protagonizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 25/08/2023, às 12h30   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Daniel Serrano

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre o “Dia Municipal do Patriota” no calendário de datas comemorativas da capital gaúcha. O dia escolhido para a comemoração é o 8 de janeiro, mesma data que, em 2023, ocorreram os atos golpistas protagonizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após a derrota nas eleições presidenciais de 2022.

A criação do projeto que cria a data comemorativa é de autoria do então vereador Alexandre Bobadra (PL), aliado de Bolsonaro que teve a candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. A proposta foi promulgada em 7 de agosto pelo presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB).

"O Brasil hoje enfrenta um perigoso processo de extinção do que é seu Patriotismo. São diversas as vanguardas de ataque: a mídia, o ensino, as entidades globalistas, as universidades, a cultura militante. É uma ação iconoclasta, que visa derrubar todos os símbolos que remetem à cultura brasileira e seus grandes feitos, sem necessariamente propor algo para substituir o vazio gerado", escreveu Bobadra na proposição do projeto.

O novo “feriado” da capital gaúcha entra no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização. A data vai começar a ser celebrada a partir de 024, quando os atos golpistas de 8 de janeiro completam um ano.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TRE Câmara de Vereadores porto alegre Rio Grande do Sul Jair Bolsonaro atos golpistas Alexandre Bobadra

Leia também


Jair Bolsonaro ironiza campanha do PT; assista


Aliado político de Ângelo Coronel assume Câmara de Coração de Maria; saiba mais


Precatórios: professores entram em confronto com APLB