Política

Caso Essequibo: Nicolás Maduro promulga lei e "incorpora" território da Guiana; saiba detalhes

Documento foi assinado por Nicolás Maduro e possui 39 artigos sobre o assunto  |  Arquivo / Agência Brasil / Fabio Rodrigues-Pozzebom

Publicado em 04/04/2024, às 06h49 - Atualizado às 06h51   Arquivo / Agência Brasil / Fabio Rodrigues-Pozzebom   Tácio Caldas

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, promulgou uma nova lei. Trata-se de uma legislação que cria uma província venezuelana em Essequibo. O evento, inclusive, contou com uma cerimônia e foi realizado na noite da última quarta-feira (3). Chama atenção o detalhe de que esse território é internacionalmente reconhecido como um espaço da Guiana.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Essa nova lei começou a ser debatida pela Assembleia Nacional da Venezuela em 2023 por meio de um referendo. À época, 95% dos eleitores venezuelanos votaram a favor da iniciativa de incorporação de Essequibo à Venezuela. Chamada de "Lei Orgânica para a Defesa de Essequibo", o documento possui 39 artigos e regula a criação de um novo estado venezuelano chamado de "Guiana Essequiba".

Na cerimônia de promulgação dessa lei, Nicolás Maduro afirmou que o documento foi aprovado pela assembleia e pela Corte Suprema da Venezuela. Devido a isto, a nova lei será cumprinda ao "pé da letra" com o intuito de promover a defesa do território venezuelano no cenário internacional. Além disso, Maduro destacou que "o tempo da subordinação acabou".

O tempo da dominação colonial, o tempo da subordinação na Venezuela acabou para sempre", disse o presidente Nicolás Maduro.

Vale lembrar que o presidente Lula (PT) já disse que não permitirá o uso do território brasileiro para que os venezuelanos ataquem a Guiana por essa anexação. O gestor brasileiro também já fez uma reunião com o chefe do executivo venezuelano para tratar desse assunto. Além de Maduro, Lula também já discutiu o mesmo assunto com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali.

PROIBIÇÃO A GUIANENSES E MAPA "ERRADO"

Dois artigos dessa nova lei chamam à atenção. Um deles cria um impedimento para que os apoiadores do governo da Guiana possuam cargos públicos ou concorram a cargos eletivos. Isso quer dizer que, a nova legislação venezuelana cria uma barreira para qualquer pessoa que tente tomar medidas contrárias à anexação de Essequibo ao território da Venezuela.

Outro artigo que mostra a seriedade da intenção do governo de Nicolás Maduro fala de mapas. É que a lei criada e promulgada pela gestão venezuelana proíbe a divulgação do mapa político da Venezuela sem a inclusão de Essequibo.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (3):

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula presidente Lula presidente da Venezuela venezuela Nicolás Maduro maduro presidente da Guiana guiana Essequibo Mohamed Irfaan Ali Assembleia Nacional da Venezuela Corte Suprema da Venezuela chefe do executivo venezuelano