Política

Lula se encontra com Mohamed Irfaan Ali para tratar da crise de Essequibo; entenda

Ricardo Stuckert / PR
Encontro do presidente brasileiro acontecerá durante uma agenda internacional; crise de Essequibo será a pauta  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 29/02/2024, às 07h29 - Atualizado às 07h31


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) segue cumprindo mais uma agenda internacional. O chefe do executivo brasileiro está em Georgetown, capital da Guiana. Na última quarta-feira (28) aconteceu a cúpula dos Chefes de Estado da Comunidade Caribenha (Caricom) e Lula participou. Já nesta quinta-feira (29), último dia de fevereiro, o presidente terá uma reunião bilateral com o gestor da Guiana, Mohamed Irfaan Ali.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Nesse encontro, o presidente brasileiro deve abordar questões relativas à tensão entre a Guiana e a Venezuela pelo território de Essequibo. O intuito de Lula é promover um diálogo entre os dois países a fim de resolver este conflito sem a necessidade de invasões territoriais. Anteriormente, inclusive, o chefe do executivo brasileiro já havia afirmado que não iria permitir invasões que utilizassem o território do Brasil.

Entenda

Essa tensão se dá pelo fato da Venezuela declarar ser a proprietária legítima da região de Essequibo. O local tem 160 quilômetros quadrados de extensão e corresponde a cerca de 70% de toda a Guiana. Outro detalhe é que a região de Essequibo percorre seis dos 10 estados do país ao norte da América do Sul.

Vale lembrar que Essequibo é uma área rica em recursos naturais e biodiversidade, como o petróleo. Por conta disso, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, realizou um referendo que, ao ser aprovado pela população venezuelana, "autorizou" a iniciativa do gestor venezuelano. Tudo isso reacendeu uma disputa que estava em "stand by" por décadas. Agora o temor é que haja um conflito armado na fronteira com o Brasil, algo que o governo Lula quer evitar com todas as forças.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp