Política

Chanceler dispara contra gestão de Bolsonaro: “Infantil”

O chanceler afirmou que o “sectarismo” do governo Bolsonaro representava a “antidiplomacia”  |  Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Publicado em 09/04/2023, às 11h03   Marcelo Casal Jr / Agência Brasil   Cadastrado por Edvaldo Sales

A gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi criticada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Em entrevista à Revista Cebri, ele disse que a diplomacia durante o governo bolsonarista tinha “atitudes infantis” na relação com outros países.

Busquei retomar princípios caros à política externa brasileira que foram deixados de lado nos últimos anos. Esses fundamentos foram substituídos, na gestão anterior, por retórica agressiva e por atitudes até infantis em relação a países cujos governantes tinham orientação política e ideológica distinta à do governo anterior”, disparou.

Mauro Vieira afirmou ainda que o “sectarismo” do governo Bolsonaro representava a “antidiplomacia”.

“O sectarismo que testemunhamos nos últimos anos representa a negação da diplomacia, é a antidiplomacia e nada tem a ver com a tradição brasileira. A integração, o foco no interesse nacional e o diálogo com os parceiros voltam, portanto, a ser elementos prioritários da política externa brasileira”.

Classificação Indicativa: Livre


Tags ministro Relações exteriores diplomacia ex-presidente críticas Jair Bolsonaro Mauro Vieira

Leia também


Lula: "100 dias foram suficientes para revertermos um cenário estarrecedor"


PF faz pente-fino em grupo de WhatsApp de empresários bolsonaristas; saiba motivo


Privatizações não são bem-quistas por 45% dos brasileiros; veja pesquisa completa