Política

Ciro Gomes toma atitude drástica mirando eleições de 2026; saiba mais

Ex-governnador do Ceará, Ciro Gomes pode se filiar a partido de direita  |  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 17/10/2025, às 17h22   Marcelo Camargo/Agência Brasil   Héber Araújo

Planejando a campanha eleitoral para 2026, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, decidiu abandonar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido a qual era filiado desde 2015. O pedido de desfiliação ocorreu, nesta sexta-feira (17), em carta enviada ao presidente nacional da sigla, Carlos Lupi.  

O político é abertamente crítico do apoio que o PDT dá ao Partido dos Trabalhadores (PT), tanto na esfera federal, como na esfera de seu Estado natal, atualmente governado por Elmano de Freitas (PT), de quem Ciro é crítico.  

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Suas críticas contra o chefe do executivo do Ceará têm provocado uma aproximação dele com partidos de direita, dentre os quais estão o PSDB, partido a qual tem estreitado relações desde julho. Outro partido que tem demonstrado interesse em filiar o ex-ministro é o União Brasil.  

De acordo com o que afirmaram interlocutores do ex-governador para a Folha de São Paulo, Ciro não tem interesse em disputar, pela quinta vez, a presidência do Brasil. Pesquisas recentes, como a da Genial/Quaest, mostraram que o político aparece variando entre terceiro e quarto lugar na disputa presidencial.  

Assim, para 2026, o objetivo do político cearense é voltar ao governo do Estado do Ceará, disputando o cargo com o atual governador do Estado.  

Classificação Indicativa: Livre


TagsCampanhaCearáPSDBgovernopresidênciapolíticoCarlos LupiPDTciro gomesdesfiliaçãoeleitoral2026Elmano de Freitas

Leia também


Lula pode indicar mulher para lugar de Jorge Messias na AGU; saiba quem


Silas Malafaia faz alerta para cristãos e revela: "Eu apoiei Lula"