Política

Comissão do Senado aprova porte de arma para agentes da Funai e Ibama; entenda

Comissão do Senado afirma que medida tem o objetivo de combater crimes contra povos indígenas e ambientalistas  |  Foto de Deb Dowd na Unsplash

Publicado em 08/05/2024, às 11h43   Foto de Deb Dowd na Unsplash   Cadastrado por Marco Dias

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal aprovou, na última terça-feira (8), o projeto de lei (PL nº 2.326/2022) que libera o porte de arma de fogo para funcionários da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A proposta, idealizada pela Comissão Temporária Externa criada em 2022 para investigar o aumento da criminalidade e dos atentados na Região Norte, visa coibir crimes violentos como o assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, ocorrido em junho do mesmo ano na região do Vale do Javari, em Atalaia do Norte (AM).

O relator da proposta na CMA, senador Fabiano Contarato (PT-ES), defendeu a medida como uma ferramenta para garantir a segurança dos agentes que atuam em áreas de alto risco, muitas vezes expostos a ameaças e violências. 

O senador ressaltou que o porte de arma estará condicionado ao cumprimento de rigorosos critérios de aptidão técnica, psicológica e física, além de treinamento específico para o uso seguro das armas.

O texto agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Classificação Indicativa: Livre


Tags Funai Senado Federal porte de arma comissão de meio ambiente Instituto Chico Mendes Fundação Nacional dos Povos Indígenas

Leia também


Janja faz nova visita ao Rio Grande do Sul nessa quarta-feira (8)


Lula anuncia nova etapa do PAC com foco em contenção de encostas e prevenção de desastres