Política

Congresso pode derrubar vetos do presidente Lula; confira o que está em análise

Congresso Nacional analisa matérias vetadas pelo presidente Lula nesta quarta (24)  |  Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 23/04/2024, às 08h16 - Atualizado às 08h16   Jefferson Rudy/Agência Senado   Cadastrado por Marco Dias

O Congresso Nacional realiza nesta quarta-feira (24), uma sessão conjunta para analisar matérias vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao todo, há 32 vetos pendentes de votação pelos parlamentares. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Dentre os principais vetos que serão analisados, estão aqueles referentes ao corte em emendas de comissão e ao calendário para pagamento dos recursos de emendas obrigatórias, que podem ser derrubados pelos deputados e senadores devido aos recentes atritos entre Palácio do Planalto e Congresso

De acordo com Randolfe Rodrigues (sem partido), líder do governo no Congresso, todos os vetos em tramitação no Legislativo estarão na pauta, mas a análise de alguns pode ser adiada, caso não haja acordo para incluí-los na votação conjunta, pela cédula em papel. 

O cenário político é marcado por expectativas e negociações, especialmente em relação à recomposição das verbas vetadas das emendas de comissão. O governo busca alternativas para atender às demandas dos parlamentares, enquanto aliados temem possíveis represálias em meio aos embates entre o Centrão e o Executivo. 

Além disso, temas como a regularização fundiária na Amazônia e a flexibilização do registro de agrotóxicos também estão entre os pontos em pauta para deliberação durante a sessão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pt Lula congresso nacional presidente Lula Luiz Inácio Lula da Silva Palácio do Planalto randolfe rodrigues

Leia também


Após queda de popularidade, Lula propõe 'linha direta' com a população; entenda


Eleições 2024: Antônio Imbassahy marca presença em jantar político de São Paulo