Política
Publicado em 02/02/2026, às 12h19 Betto Jr. / Secom PMS Carolina Papa e Anderson Ramos
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) revelou que falta pouco para que o senador Angelo Coronel (PSD) entre formalmente no grupo de oposição ao governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (2) durante a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Salvador (CMS), o prefeito disse que não teve nenhuma conversa objetiva com o senador e que as negociações devem começar nos próximos dias.
“Ele já comunicou a saída do PSD, então nós vamos, a partir de agora, iniciar as tratativas e conversar com os partidos da nossa base que estão à disposição. Vamos ver agora qual é a melhor forma e qual seria o melhor partido para ele ingressar e sendo o desejo dele, ele será sim um dos nossos nomes para garantir o direito que ele tem justo e legítimo de disputar a reeleição”, afirmou Bruno.
Para os jornalistas presentes na cobertura, o gestor criticou o PT baiano por tirar Coronel da chapa e citou outros casos parecidos de aliados que foram impedidos de participar da majoritária.
“Está claro e evidente que ele não será candidato a senador pelo campo de lá. Rifaram ele como fizeram no passado com outros. É a história se repetindo, como foi com João Leão, com Lídice da Mata, com Walter Pinheiro, e agora Coronel é mais uma vítima da ânsia de poder do PT da Bahia”, disparou o prefeito.
Na ocasião, Bruno Reis também falou sobre a pré-candidatura ao Senado de Marcelo Nilo (Republicanos), que foi praticamente descartada após a chegada de Coronel à oposição.
“Ele sempre colocou de forma clara para todo mundo que caso o grupo tivesse um nome com representatividade maior do que a dele, e se tratando de um senador com mandato, ele compreenderia. Então, sempre tratamos com ele sobre a questão da possibilidade do Senado, mas vamos nos entender. O que Marcelo Nilo quer é o que a maioria dos baianos querem, isso é evidente e visível em qualquer pesquisa, mais de 65% da população quer mudança e o compromisso maior de Marcelo é com a vitória pra gente mudar os rumos da Bahia”, afirmou.
ALINHAMENTO NACIONAL
Bruno Reis diz ter certeza que a filiação de Ronaldo Caiado ao PSD traz um fato novo relevante à política brasileira. Na avaliação do prefeito, o movimento do governador de Goiás o aproxima de um apoio do União Brasil à sua candidatura à Presidência da República.
“Não tenho dúvidas que esses movimentos nacionais nos aproximam do PSD. Se não aqui na Bahia, mas nacionalmente, com certeza”, garantiu.
Na abertura dos trabalhos da Câmara, Bruno Reis rebate pressa por atualização do PDDU: "Está em pleno funcionamento"
João Roma crava Angelo Coronel na chapa de ACM Neto: “Não tem outra alternativa”