Política

CPI do Crime Organizado convoca João Roma para depor; Rui Costa é convidado

Comissão busca esclarecer a atuação de organizações criminosas e suas ligações institucionais, com oitivas previstas para breve.  |  Divulgação

Publicado em 26/02/2026, às 17h47   Divulgação   Henrique Brinco

A CPI do Crime Organizado no Senado aprovou, nesta quarta-feira (25), uma série de convites e convocações para que autoridades compareçam ao colegiado. Foram convocados três ex-ministros da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, entre eles o pré-candidato ao Senado pela Bahia, João Roma (PL).

Também foi convidado o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). Como se trata de convite, no caso do petista, não há obrigatoriedade de comparecimento.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator do caso, afirmou que a convocação não implica acusação. "Não necessariamente são pessoas investigadas, nós convocamos testemunhas também. São personagens fundamentais, porque o crime organizado só prospera com infiltração no mercado financeiro", declarou.

A CPI investiga a atuação de organizações criminosas e possíveis conexões institucionais, e deve iniciar a fase de oitivas nas próximas semanas. Além disso, a comissão aprovou convites aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli e também Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Veja a lista completa e convites e convocações:

- Convites

- Convocações:

Classificação Indicativa: Livre


TagsRui Costacrime organizadoJoão Roma