Política

Cristiano Zanin é oficialmente nomeado ministro do STF

A posse do advogado está agendada para o dia 3 de agosto  |  Lula Marques/Agência Brasil

Publicado em 05/07/2023, às 08h12   Lula Marques/Agência Brasil   Cadastrado por Daniel Serrano

O advogado Cristiano Zanin teve o seu nome oficializado como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial da União (DOU). O decreto é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Justiça Flávio Dino.

Zanin vai ocupar a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. A expectativa é de que o advogado fique no cargo até 2050. A posse dele está agendada para acontecer no dia 3 de agosto.

Ele foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 21 de julho. Depois que teve sua indicação aprovada pelos parlamentares, o plenário da Casa validou o nome do advogado por 58 votos a 18.

Zanin foi indicado à vaga no STF por Lula após ter atuado na defesa do petista durante os processos da Operação Lava Jato. Ele foi o autor do pedido de habeas corpus impetrado que resultou na anulação das condenações contra o atual presidente.

No STF, Zanin vai herdar 530 processos que estavam sob relatoria de Lewandowski. Entre os casos está um inquérito contra o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA), aliado de Jair Bolsonaro (PL), por desvios de verbas.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Senado stf lava jato Ricardo Lewandowski Flávio Dino cristiano zanin

Leia também


STF, Planalto e Congresso têm prejuízo de pelo menos R$ 20 milhões com 8/1


Ministro envia ao TCU decisão que condena Bolsonaro à inelegibilidade


Lula responde críticas de Carlos Alberto de Nóbrega sobre seu diploma