Política

Damares quebra o silêncio e fala sobre situação e território Yanomami

A ex-ministra vinha sendo cobrada a comentada nas redes sociais sobre o caso  |  Alan Santos/PR

Publicado em 22/01/2023, às 17h17   Alan Santos/PR   Cadastrado por Daniel Serrano

A ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e senadora eleita pelo Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos) utilizou as redes sociais, neste domingo (22/1), para comentar sobre a situação do povo Yanomami. A declaração vem após ela ser cobrada após a revelação da situação dos indígenas que vivem no local.

Damares disse que “com dor e a tristeza as imagens divulgadas sobre os Yanomami”. “Minha luta pelos direitos e pela dignidade dos povos indígenas é o trabalho de uma vida”, acrescentou.

De acordo com a senadora, o ministério comandado por ela “esteve in loco inúmeras vezes para levantar informações” sobre os Yanomamis.

“No auge da pandemia, distribuímos cestas básicas. Enviamos ofícios aos órgãos responsáveis para solicitar atuação e recebemos relatórios das equipes técnicas, as quais informaram as providências tomadas”, escreveu.

Damares disse ainda que a desnutrição entre crianças indígenas é um “dilema histórico”, que acentuado pelo “isolamento imposto pela pandemia”.

Acompanhei com dor e a tristeza as imagens que estão sendo divulgadas sobre os Yanomami. Minha luta pelos direitos e pela dignidade dos povos indígenas é o trabalho de uma vida. Mas diante de tantas mentiras espalhadas nos últimos dias, preciso esclarecer algumas coisas. (1/8)

— Damares Alves (@DamaresAlves) January 22, 2023

Classificação Indicativa: Livre


Tags crise damares alves povo Yanomami

Leia também


Saiba quem é a drag queen que vai comandar assessoria da diversidade no Governo Lula


Jair Bolsonaro rebate acusações de Lula sobre yanomamis: “farsa”


Lula revela detalhes sobre situação dos yanomamis e manda recado para garimpeiros