Política

Damares revela desejo de liderar discussões sobre direitos dos indígenas no Senado

A senadora é acusada de ser conivente com os ataques de garimpeiros no Território Yanomami  |  Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Publicado em 03/02/2023, às 17h31   Marcello Casal Jr/ Agência Brasil   Cadastrado por Daniel Serrano

Damares Alves (Republicanos) revelou que desejar liderar as discussões sobre direitos dos indígenas no Senado. Em entrevista ao jornal Correio Brasiliense, nesta sexta-feira (3), a senadora revelou ainda que espera de seu partido uma sinalização positiva sobre o tema.

“Eu conheço índio, sou mãe de índia [...] Queria muito de forma muito madura ficar à frente desse tema, afastando as ideologias em torno dos indígenas”, disse Damares.

Ao ser questionada sobre as acusações de devastar o povo Yanomami que aconteceu durante o período em que comandou o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Damares garantiu que vai apresentar documentos que comprovam a sua inocência.

A senadora foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para o órgão, as denúncias feitas por parlamentares do PT são legitimas. Damares é acusada de ser conivente com os ataques de garimpeiros no Território Yanomami, que teria matado ao menos 570 crianças no governo Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Senado stf Jair Bolsonaro PGR indígenas damares alves

Leia também


Advogada e indígena, nova presidente da Funai toma posse; confira


Daniel Silveira será transferido para outra prisão; saiba qual


CGU vai reavaliar mais de 200 sigilos impostos por Bolsonaro; saiba detalhes