☰
✕

Política

Daniel Vorcaro registra voto na Papuda durante primeiro turno das eleições

Como a legislação permite o voto de pessoas que estão presas provisoriamente, Daniel Vorcaro transferiu o título de eleitor para a Papuda  |  Divulgação/Banco Master

Publicado em 04/10/2026, às 14h46   Divulgação/Banco Master   Sophia Souza

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do extinto Banco Master, registrou voto neste domingo (4), no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Preso preventivamente desde março, ele havia solicitado votar no primeiro turno das eleições em seção instalada no local. 

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube! 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A legislação permite o voto de pessoas que estão presas provisoriamente, ou seja, que ainda não têm condenação criminal definitiva. Para as eleições de 2026, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a disponibilização de seções eleitorais em estabelecimentos penais para esse público. 

O ex-banqueiro e mais 180 presos que optaram pelo voto também poderão participar em um eventual segundo turno.

Além do ex-banqueiro, o empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", e o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto também registraram votos na Papuda. 

Quem é Vorcaro e por que ele está preso?

Dono e principal controlador do Banco Master, liquidado em novembro de 2025 pelo Banco Central (BC), Daniel Vorcaro foi preso durante a terceira fase da Operação Compliance Zero.

A Polícia Federal (PF) investiga um leque complexo de crimes atribuídos ao ex-banqueiro, que inclui lavagem de dinheiro, corrupção, organização criminosa, além de táticas de intimidação, coerção e invasão de dispositivos informáticos, entre outros crimes. 

Desde então, Vorcaro está no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha. Ele transferiu o título de eleitor nos últimos dias elegíveis para participar do pleito deste ano.

Em meio às investigações, diversas mensagens foram reveladas pela PF e mostram conversas de Vorcaro com algumas figuras públicas. Entre elas, aparecem nomes como Flávio Bolsonaro, Alexandre de Moraes, Davi Alcolumbre e Luciano Huck. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsBrasíliaDaniel VorcaroeleiçõesPapudavoto