Política
Publicado em 31/07/2026, às 10h59 BNEWS Redação
O fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, relatou ter recebido “apoio total” do ex-prefeito de Salvador ACM Neto após um encontro em sua residência em Trancoso, no sul da Bahia, em maio de 2024. A conversa foi extraída pela Polícia Federal do celular do ex-banqueiro.
Segundo a PF, o diálogo aconteceu com o ex-deputado e ex-ministro de Comunicações Fábio Faria. Vorcaro relatou que durante a visita, ACM Neto teria manifestado apoio integral. “ACM foi lá em casa. Dando apoio total”, escreveu. “Bom demais. Ele é tranquilo”, respondeu Faria. A corporação não indicou, contudo, o contexto da conversa.
Em seguida, o ex-ministro acrescentou: “Agora é aproximar o PT da Bahia. Mas isso não será problema”. O contexto sugere que Fábio Faria percebia como viável – e até facilitada – a aproximação política com integrantes do PT baiano, podendo indicar confiança na obtenção de apoio, alinhamento institucional ou abertura de canais de interlocução com o partido.
ACM Neto já admitiu ter visitado a casa de Daniel Vorcaro. Em resposta a uma reportagem da revista piauí em junho, o candidato ao Governo da Bahia afirmou ter ido à residência de luxo localizada em Trancoso, mas negou ter participado de festas no local.
“Estive uma única vez na residência de Daniel Vorcaro no ano de 2024, mas nunca, jamais, participei de festa na casa dele”, disse por meio de sua assessoria.
Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou que uma empresa ligada ao ex-prefeito de Salvador, recebeu R$ 3,6 milhões do Banco Master e da gestora de recursos Reag Investimentos.
De acordo com o documento, os repasses ocorreram logo após as eleições de 2022 e também entre março de 2023 e maio de 2024. Procurado, ACM Neto confirmou que recebeu os valores e afirmou que os pagamentos são referentes a serviços de consultoria prestados por sua empresa.
Rui Costa diz que ACM Neto usa “argumento frágil” para justificar dinheiro recebido pelo Banco Master
ACM Neto quebra o silêncio sobre encontros com Daniel Vorcaro