☰
✕

Política

Datafolha: Cleitinho aparece com 40% das intenções de voto na disputa do governo em MG contra 16% de Patrus

A nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º) revela a disputa do governo em MG com Cleitinho Azevedo (Republicanos) na liderança  |  Jefferson Rudy / Agência Senado

Publicado em 01/10/2026, às 18h55   Jefferson Rudy / Agência Senado   Leonardo Oliveira

A nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º) revela a disputa do governo em Minas Gerais com o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) na liderança no primeiro turno e nos dois cenários de segundo turno. O levantamento foi encomendado pela Globo e Folha de S. Paulo.

No cenário estimulado do 1º turno, Cleitinho mantém os 40% das intenções de voto, o mesmo visto no último levantamento em 24 de setembro, contra 16% de Patrus Ananias (PT), anteriormente eram 15%, e 11% de Alexandre Kalil (PDT), eram 9% na pesquisa anterior. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

1º turno (estimulada) - Votos totais

No cenário de apenas os votos válidos, que exclui votos em branco, nulos e eleitores indecisos, Cleitinho surge com 49% das intenções de votos válidos, também o mesmo percentual da pesquisa anterior. Patrus subiu de 18% para 20%. Kalil também subiu dois pontos percentuais, para 13%.

Roscoe e Simões perderam um ponto percentual cada, passando para 5%. Gabriel perdeu um ponto percentual e tem 3%. Ben Mendes manteve 2% de votos válidos. Túlio Lopes, Rafael Duda, Indira Xavier e Henrique Áreas têm 1% cada.

Já na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são mostrados aos eleitores, 41% dos entrevistados disseram estar indecisos. Cleitinho tem 27% das intenções de voto, contra 26% em 24 de setembro. Patrus subiu de 8% para 10%. Kalil cresceu de 3% para 5%. Simões recuou 1 ponto percentual e tem agora 1%.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

2º turno

A pesquisa também mostra dois cenários de 2º turno na disputa ao governo de Minas Gerais. Em ambos, Cleitinho venceria a eleição.

Alexandre Kalil x Cleitinho Azevedo

Cleitinho Azevedo x Patrus Ananias

Foram entrevistados 1.204 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MG-09729/2026.

Classificação Indicativa: Livre


TagsAlexandre KalilBen mendesCleitinho AzevedoDatafolhaeleições 2026Patrus AnaniasPDTPLRepublicanos

Leia também


Datafolha: Corrida para governo em Pernambuco aponta empate técnico entre Raquel Lyra e João Campos


Datafolha: Eduardo Paes aparece com 11% à frente de Douglas Ruas para governo do RJ