Política
Publicado em 11/09/2026, às 18h59 - Atualizado às 19h09 Divulgação Davi Lemos
Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) aparecem empatados no topo do índice de rejeição para a eleição presidencial, segundo nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (11). Os dois registram 46% de eleitores que afirmam não votar neles “de jeito nenhum”. No levantamento anterior, Flávio tinha 47% e Lula, 45%, variações consideradas dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Entre os demais pré-candidatos avaliados, Renan Santos (Missão) aparece com 17% de rejeição, seguido por Romeu Zema (Novo), com 16%, e Ronaldo Caiado (PSD), com 14%. Augusto Cury (Avante), que marcava 9% na pesquisa anterior, passou para 10%.
O levantamento ouviu 2.002 eleitores entre terça-feira (8) e quinta-feira (10), em 125 municípios. A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela TV Globo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01833/2026.
A pesquisa foi realizada em meio ao agravamento da crise no Supremo Tribunal Federal (STF), após a divulgação de conversas envolvendo os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro. O episódio desencadeou novos embates entre integrantes da Corte e repercussões no cenário político, envolvendo também Flávio Bolsonaro.
Nesta quinta-feira (10), uma operação autorizada pelo ministro Flávio Dino para investigar o financiamento do filme “Dark Horse”, sobre Jair Bolsonaro, voltou a colocar em evidência a relação entre Flávio e Vorcaro. O senador já havia admitido ter solicitado recursos ao banqueiro para a produção. Esse episódio, porém, ocorreu parcialmente depois do período de coleta da pesquisa e, portanto, não foi integralmente captado pelo levantamento
Classificação Indicativa: Livre