Política

Deltan Dallagnol entra na mira da PRG; saiba detalhes

allagnol foi eleito deputado federal no ano passado e teve seu mandato cassado em junho, perdendo o foro por prerrogativa de função  |  Fernando Frazão / Agência Brasil

Publicado em 16/12/2023, às 09h02   Fernando Frazão / Agência Brasil   Luana Neiva

O Ministério Público Federal do Paraná encaminhou à Procuradoria-Geral da República duas investigações relacionadas a supostas irregularidades envolvendo o ex-deputado e ex-procurador, Deltan Dallagnol. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pelo GLOBO.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Uma das investigações apura possíveis irregularidades na criação de uma fundação de força-tarefa, para administrar recursos arrecadados através de acordos de leniência e de delação premiada. Já a outra se refere a pagamentos de diárias aos procuradores do grupo.

Deltan Dallagnol foi eleito deputado federal no ano passado e teve seu mandato cassado em junho, perdendo o foro por prerrogativa de função. O MPF do Paraná justificou que os casos não envolvem apenas ele, mas também outros procuradores.

O procurador Jorge Mauricio Porto Klanovicz, no documento enviado à PGR, mencionou a suposta tentativa de desvio de R$ 2,5 bilhões através da criação de um fundo privado e a autorização irregular de pagamento de diárias e passagens à Força-Tarefa Lava Jato.

Em nota à Folha, o ex-procurador disse que "o pedido de investigação reflete apenas o desejo de retaliação daqueles que tiveram seus políticos de estimação atingidos pela Lava Jato e que vieram, por parte de alguns de seus integrantes, a participar do governo Lula, que, como declarou explicitamente, busca vingança".

Classificação Indicativa: Livre


Tags irregularidades investigação ex-deputado Paraná PGR

Leia também


PGR recupera vídeo publicado por Bolsonaro após atos de 8 de janeiro; saiba como


PGR apresenta a 1ª denúncia contra financiadores do 8 de janeiro; saiba mais