Política

Deputados acionam MPF contra Damares e Bolsonaro por situação dos Yanomamis

Os deputados acreditam que antigo governo foi omisso e teria ainda contribuído para a contaminação dos rios com mercúrio  |  cDivulgação/Condisi-YY

Publicado em 22/01/2023, às 15h05   cDivulgação/Condisi-YY   Cadastrada por Letícia Rastelly

A situação dos povos Yanomanis segue tendo desdobramentos político. Neste domingo (22), a bancada do PT na Câmara dos Deputados apresentou uma representação criminal ao Ministério Público Federal (MPF) contra a ex-ministra e senadora eleita Damares Alves (Republicanos) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os deputados acusam os ex-gestores de praticar genocídio contra os povos Yanomami. Ainda no material, os parlamentares defendem sejam incluídos em eventual investigação os ex-presidentes da Funai que ocuparam o cargo entre os meses de janeiro de 2019 e dezembro de 2022.

Os petistas dizem que o antigo governo foi omisso e teria ainda contribuído para a contaminação dos rios com mercúrio, que seria resultado da ação ilegal dos garimpeiros na região. Bolsonaro teria adotado uma “política de extermínio dos povos Yanomami e de outras comunidades indígenas, conduzida com galhardia e prazer pelo ex-presidente da República”, diz o documento.

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, já afirmou que pedirá a abertura de inquérito pela Polícia Federal para investigar as denúncias de crime ambiental e genocídio contra os Yanomami.

Classificação Indicativa: Livre


Tags deputados MPF Ministério Público Federal yanomani Yanomanis

Leia também


Grupo da PGR avalia acionar cooperação internacional para obter celular de Anderson Torres


Humorista ironiza escolha do secretariado de Bruno Reis; assista