Política

Lula visita aldeia Yanomami em Roraima para oferecer suporte aos indígenas vítimas de desnutrição

Ricardo Stuckert/PR
O Ministério da Saúde declarou estado de emergência de saúde pública no território Yanomami  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 21/01/2023, às 07h22   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) visita neste sábado (21), em Boa Vista-RR, uma aldeia Yanomami para acompanhar os trabalhos dos ministérios dos Povos Indígenas e da Saúde que vão oferecer suporte aos indígenas vítimas de desnutrição.

O Ministério da Saúde declarou estado de emergência de saúde pública no território Yanomami para enfrentar à desassistência sanitária das populações. Ao menos oito crianças Yanomami em estado grave foram resgatadas desde a última segunda-feira (16) por técnicos da pasta.

Lula também decretou a criação do Comitê de Coordenação Nacional, para discutir e adotar medidas em articulação entre os poderes para prestar atendimento a essa população. De acordo com o G1, o plano de ação deve ser apresentado no prazo de 45 dias, e o comitê trabalhará por 90 dias, prazo que pode ser prorrogado.

“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. [...] Viajarei ao estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”, escreveu Lula em seu perfil no Twitter.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp