Política

DIRETO DE BRASÍLIA: Bahia pode ganhar nova universidade federal; entenda

Criação da Universidade Brasil África foi aprovada por unanimidade na Câmara Federal, com sede em São Francisco do Conde  |  Humberto Sampaio / BNews

Publicado em 07/10/2025, às 17h41   Humberto Sampaio / BNews   Humberto Sampaio, direto de Brasília

Por unanimidade, a bancada baiana na Câmara Federal aprovou uma moção de apoio à criação de mais uma universidade federal na Bahia. A votação aconteceu nesta terça-feira (7).

A Universidade Brasil África teria sede em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com campi em outras cidades, e seria um desmembramento da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), que já possui unidade em solo baiano, tornando-se uma instituição autônoma.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A bancada também aprovou uma homenagem à ex-prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, que dará nome a um dos pavilhões da nova universidade. A proposta foi apresentada pelo deputado João Leão (PP).

Classificação Indicativa: Livre


TagsRMSBrasíliaCâmara dos DeputadosSão Francisco do CondeCâmara Federalrilza valentimdireto de brasília