☰
✕

Política

Direto de Brasília: Diretor da PF afirma que não há elementos de risco efetivo à Embaixada dos EUA

Rodrigues admitiu que recebeu representação da AGU quanto a uma possível interferência externa na eleição do Brasil  |  Reprodução / Vídeo BNEWS

Publicado em 04/10/2026, às 12h28   Reprodução / Vídeo BNEWS   Lara Curcino e Yuri Pastori

O delegado da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, fez uma coletiva de imprensa neste domingo (4) direto do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Brasília. Rodrigues comentou sobre os riscos à Embaixada dos EUA.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

"Cumprimos as medidas judiciais em um processo sigiloso e de fato não comprovamos nenhum elemento concreto que nos apontasse um risco efetivo para essa embaixada ou para qualquer outra embaixada aqui no nosso país", afirmou.  

"Nós fizemos ontem a busca e apreensão e os elementos colhidos neste momento não apontam nenhuma ação concreta, ou seja, não havia nenhum tipo de plano, não havia nada que a gente tivesse de imediato identificado", acrescentou.

Ele comentou como será o prosseguimento das investigações: "O inquérito policial foi instaurado, será instruído a partir das apreensões que foram feitas e aí nós poderemos ou não ter alguns desdobramentos."

Sobre possíveis alertas enviados por embaixadas, o delegado disse que “a Polícia Federal só recebeu essa informação da Embaixada dos Estados Unidos."

Eleições

Andrei Rodrigues também detalhou o volume de apreensões de dinheiro nas eleições de 2026 e destacou a integração das forças de segurança.

"Só hoje foram mais de R$ 750 mil de apreensões, sendo R$ 360 mil e alguma coisa em espécie. Mas nós precisamos considerar a atuação das forças de segurança, a atuação integrada... hoje nós temos de fato uma integração maior entre COAF, Polícia Federal, polícias estaduais e as demais polícias federais", explicou.

Rodrigues admitiu que recebeu representação da AGU (Advocacia-Geral da União) quanto a uma possível interferência externa na eleição do Brasil.

"Nós recebemos de fato uma representação da Advocacia-Geral da União sugerindo a apuração de interferência externa na eleição brasileira, que é crime previsto na legislação eleitoral brasileira... ontem foi encaminhado para a Diretoria de Inteligência, que é quem vai conduzir a investigação", disse.

"São dois inquéritos separados, mas que eventualmente podem se conectar... Se houver elementos suficientes para apontar que há ligação entre os episódios e o que foi denunciado pela AGU, nós vamos obviamente analisar no contexto de um contexto só", declarou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre


TagsAndrei Rodrigueseleições 2026embaixadaEUAbnews

Leia também


Renan Santos vota em São Paulo e dispara: “É a pior eleição desde a redemocratização”


Ronaldo Caiado vota no interior de Goiás ao lado do candidato a vice Gilberto Kassab e de aliados: 'Vamos colocar ordem no país'